sábado, 8 de março de 2008

001 - SketchUp + V-Ray, ou o 3ds Max que se cuide !!!


Caros leitores, a imagem acima foi feita em Outubro de 2007.
A modelagem eu fiz no SketchUp 6 Pro, a renderização no V-Ray for SketchUp e a finalização ( colocação da vegetação) no Photoshop 7. Na realidade foi o meu primeiro teste com o V-Ray for SketchUp. Aproveitei um velho projeto que fiz no início dos anos 80 para uma construtora que atuava muito em Niterói. Era um pequeno condomínio com 20 casas que não foi constrúido.
A vegetação dentro do terreno foi toda baixada do Sketchup Warehouse, inclusive a árvore, atrás e à direita da casa ( que parece um pouco com uma amendoeira ). As outras são de fotos minhas. O mobiliário da varanda e da beira da piscina também vieram do Warehouse.
Por fim, gostaria de acrescentar que esta e outras imagens que fiz com a dupla SketchUp/ V-Ray deixaram muitos arquitetos e professores de arquitetura, todos meus amigos, surpresos e realmente impressionados com os resultados. Para eles, como cansei de ouvir, ¨O SketchUp era apenas um programa para estudantes de arquitetura¨ e que não servia para uma apresentação profissional.
Apresentações profissionais, segundo eles, só com o 3ds Max.
Por isso escrevi no fim do título deste texto: ¨... o 3ds Max que se cuide !!! Com a renderização no V-Ray é impossível dizer se a maquete eletrônica foi feita no velho Max ou no SketchUp. Modelar no SketchUp é muito mais rápido e mais fácil. Portanto, cabe até o dito popular: ¨Rei Morto, Rei Posto. Viva o Rei ¨.
Rei !? Que rei ? Que historia é esta de rei morto rei posto ?
Hoje, os reis que se danem ! Porque hoje é o dia delas,
8 de Março, ¨Dia Internacional da Mulher¨,
Então: Vivam as Rainhas, Vivam as Mulheres !!!

Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 8 de Março de 2008.
¨Dia Internacional da Mulher¨.

13 comentários:

  1. Ola Mauricio
    Não vale, isso esta muito bom, me sinto engatinahndo, não sei usar ainda o vray e muito menos usar photoshop, mas tenha certeza que vou aprender. Meu primeiro contato com este mundo (3d) foi com o Sketchup a um ano e meio a trás. um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha ZMaurício !!!
    Vou adicioná-lo a meus favoritos...

    Abraço grande

    JLG

    ResponderExcluir
  3. Ótima image, eu fico nervoso quando vejo alguém dizer que o vray do sketchup é bom, mas não chega aos pés do 3dStudio Max, apesar de saber mexer com os 2 eu nunca mais largo o sketchup, é ótimo para modelagem de arquitetura, mecânica, dentre outras coisas. E o vray do sketchup bem configurado pode produzir imagens de qualidade iguais às imagens produzidas no 3d Studio Max. Se o sketchup futuramente der suporte a linhas e faces curvas como bezier, e nurbs, não vai ter modelador melhor.
    Com relação a essa imagem se me permite, eu gostaria de sugerir um bump ou displacement com o mapa noise no material da água da piscina.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mauricio, tudo bem?? Gostaria de saber se você sabe como posso conseguir o programa V-Ray versão plena??

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Mauricio, começei recentemente a trabalhar com sketchup, e gostaria de saber como faço para consegui o vray para sketchup? Se poder me responder camila.seidel@hotmail.com
    Obrigada e parabens pelos seus trabalhos

    ResponderExcluir
  6. Caro Maurício
    Realmente gostei muito do resultado obtido no sketchup + vray, e concordo plenamente que a facilidade de operação do sketchup é muito maior. Sou um amante do design principalmente voltado à boa arquitetura, sou do tempo em que minhas ferramentas de desenho eram uma prancheta, uma lapiseira, papel manteiga, vegetal uma boa caneta nankin e um par de esquadros. Mais os tempos mudaram e a tecnologia chega a cada dia para auxiliar e facilitar nossa vida, principalmente dos designers. Tenho alguns trabalhos produzidos em 3d max e se alguém tiver interesse em vê-los poderei disponibilizá-los, afim de que possa participar da comunidade sadia dos amantes do bom design.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mauricio,
    Conheço o Sketchup a um tempinho mas não fazia idéia que fosse tão bom. Adorei seus trabalhos. Estou fazendo as perspectivas do meu Trabalho de Graduação e gostaria muito de atingir tamanha perfeição. Será que poderia me dizer como colocou essas vegetações? Se exportou do Sketchup de alguma maneira específica ou se baixou do site e importou? Se puder me ajudar, agradeço muito.
    Abraço, Fernanda.
    fkpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Mauricio muito bom mesmo, eu estou começando agora nesse ramo, to fazendo meus primeiros projetos, e to começando a aprender um pouco sobre v-ray... e ajuda muito porque o sketchup é muito mais rapido e facil do que 0 3d max, so perdia no grafico mas agora com essa combinação fico perfeito....
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Maurício, tudo bom??
    Me chamo Fabrícia e sou estudande de arquitetura no Rio de Janeiro. Sei mexer no skt e no ps, mas não faço idéia de como utilizar o v-ray. Gostaria que se você pudesse me indicar algum curso, ou alguém que possa me dar aulas, agradeceria muito. Meu email é arqlucena@gmail.com.
    Aguardo uma resposta.

    Parabéns pelo seu trabalho, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Olá Maurício.. Estou no 3o ano de AU da UFMS, achei seu blog por acaso, procurando por inspirações para que eu nao largasse o sketchup e muito menos o v-ray (considero-me iniciante), e surgiu uma dúvida sobre o programa ser "mais rápido e mais fácil".. tenho amigos que utilizam muito o archicad, achei a renderização razoavelmente BOA além desse programa ser MUITO..prático! nessa vida de faculdade, estágio e.. projetos, o que vc recomendaria? =D

    ResponderExcluir
  11. Olá Mauricio, começei recentemente a trabalhar com sketchup, e gostaria de saber como faço para consegui o vray para sketchup?
    meu e-mail:nakinamaro@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola Mauricio,cara quando vc faz suas imagens quando vc coloca uma realidade melhor seu sketchup explode (da erro).valeu suas imagens são muito boas

    ResponderExcluir
  13. Caro Maurício, parabéns pelo trabalho. Caso seus leitores precisem, temos um curso de V-ray prontinho. A distância ou presencial, no www.cadaula.com.br
    abr...Hermeto

    ResponderExcluir