sábado, 15 de março de 2008

006 - O SketchUp com ¨cara¨ de SketchUp.



Caros leitores, estas imagens diferem bastante das imagens colocadas abaixo. Se eu aplicasse o V-Ray, elas ¨mágicamente¨ se transformariam em imagens realistas. Porém, os arquitetos que me contrataram queriam que elas ficassem assim. Nada contra, pelo contrário, gosto muito do SketchUp com ¨cara¨ de SketchUp.
Quando fiz este trabalho, há um ano atrás, ainda não havia saído o V-Ray for SketchUp e o renderizador que eu tinha era o Podium 1.4 que, quando usado para exteriores, apresentava resultados que não me agradavam. Talvez eu não soubesse usá-lo. Mas os meus clientes não queriam renderizações. Queriam exatamente isto que está aí em cima, e assim foi. Este projeto foi um dos vencedores do Concurso Nacional promovido pela Caixa Econômica Federal para conjuntos habitacionais.
Por fim, quero acrescentar que as figuras humanas foram colocadas posteriormente com o Photoshop. As texturas ou mapas dos telhados, janelas e pisos foram feitas por mim. Quanto às árvores, elas são a fusão de 4 árvores iguais do 3d Warehouse. Juntei 4 numa só porque acho as copas das árvores do SketchUp muito ¨magrelas¨. Na imagem logo acima do texto tive que usar o comando Scale para reduzí-las, como se ainda fossem pequenas, porque senão ninguém veria os prédios.
Até a próxima,
Santa Teresa, Rio de Janeiro, 15 de março de 2008.
PS - Quem quizer ver desenhos, perspectivas e croquis de arquitetura de minha autoria, basta acessar no ítem Blogs / Maurício Porto o Blog Ilustrações de Arquitetura.

5 comentários:

  1. Maurício!! Show de bola os trabalhos, você disse certo, o 3D Max que se cuide!!!!

    Sou colega do Andeciuala e gostei muito dos seus trabalhos, achei seu blog através do dele!!!

    Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente fantástico, gostei muito, deve ter dado trabalho fazer isso ai, e imagino o quanto deve ter ficado pesado o arquivo, será que poderia fazer o upload dessa árvore modificada no 3dwarehouse? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Maurício, eu vivia vagando pela internet de sites em sites com trabalhos em SketchUp, mas nunca tinha encontrado um tão bom quanto o seu. Trabalhos de altíssima qualidade, dicas simples e sem ar de superioridade, coisa que a gente facilmente acha em qualquer lugar que se fale de SU. Estou montando um conteúdo para um blog meu e assim que tiver no ar o seu vai ser o primeiro indicado. O meu humilde parabéns e obrigado por este blog tão maravilhoso. Aguardo novas postagens.

    ResponderExcluir
  4. eu tbm gosto muito.
    sou estudante ainda e no meu trabalho final usei algumas imagens cruas (sem o vray).
    otimo projeto!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! Encontrei seu blog por acaso pesquisando na net. Sou autodidata em desenhos e em sketchUp, estou engatinhando ainda, mas cheia de vontade de aprender, por isso senti-me "honrada" ao visitar seu blog.
    Um abraço!
    Rosaria Colares

    ResponderExcluir